segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Imprudência ou fatalidade?


Infelizmente, na semana passada, perdemos mais um ciclista. Mas não foi qualquer ciclista, perdemos o Marlon, o bike courier que entrevistei em junho deste ano.

O que foi muito questionado nesta última semana, foi que ele cometeu um erro e por isso morreu. Não quero entrar nesse mérito, porque eu acredito que todos erram no trânsito, seja ciclista, motorista, motociclista ou pedestre. Marlon era um ciclista experiente, e pelo fato de ter mais confiança no trânsito, acreditou que poderia fazer o que fez, o que infelizmente causou a sua morte. O que ninguém garante é que se ele não tivesse errado, ele estaria vivo hoje. Será?

Ser prudente ou não no trânsito não o livra de ter algum acidente. Todos os dias eu vejo pessoas darem o seu "jeitinho" no trânsito das grandes cidades. Pedestres atravessando fora da faixa de pedestre ou embaixo da passarela. Motociclistas usando a calçada para se livrar do tráfego pesado. Motoristas fazendo conversão proibida. Tudo isso acontece todos os dias, e também vejo pessoas serem "as mais corretas" no trânsito e não ficar isenta de algum transtorno. Nem sempre essas atitudes terminam em tragédia, mas deixam sequelas, sejam físicas ou emocionais.

Eu só espero que este ocorrido sirva de lição para todas as pessoas: pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.

Tudo o que é em excesso faz mal, e excesso de confiança também não é legal.

Respeitem as leis de trânsito, respeite as pessoas que estão envolvidas no trânsito. Um erro pode ser fatal, para você ou para o outro.

Marlon, onde você estiver, eu te desejo muita luz e paz. E que continue pedalando aí... ;-)

Boas pedaladas!

Nenhum comentário: