sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Política da boa vizinhança ao pedalar em ciclovias

Ciclovia ou ciclofaixa de lazer são ótimos lugares para pedalar em segurança, mas o que muita gente não sabe é que existem umas regras básicas para pedalar nelas, sem causar acidentes ou transtornos.

Pedale à direita se você quer manter a velocidade reduzida. É a mesma regra do trânsito, só que na ciclovia. Deixe a pista da esquerda livre para os ciclistas ultrapassarem.

Se for parar de pedalar sinalize. Jamais pare sua bicicleta bruscamente. Sempre que possível sinalize ou procure um lugar apropriado para parar ou diminuir a velocidade. A pessoa que está atrás de você não sabe quais são suas intenções, e parar bruscamente pode causar um acidente. Uma vez isso aconteceu comigo no parque Villa Lobos, por sorte eu consegui frear a tempo, mas chamei a atenção do rapaz que esse tipo de coisa não se faz. Espero que ele tenha entendido o recado. (risos)

Evite o uso de aparelhos sonoros. Principalmente se você usar fones de ouvido. Muitos ciclistas buzinam ou gritam para avisar que vão ultrapassá-lo, e estar atento é essencial.

Jamais pedale em ziguezague. Lembre-se que existem outros ciclistas pedalando, e se ele tiver em uma velocidade um pouco alta, não terá tempo suficiente para frear, causando algum tipo de acidente. Deixe para fazer manobras em pistas específicas para isso.

Não pedale na contramão. A pista da ciclovia ou ciclofaixa já é sinalizada indicando a direção, portanto, pedalar na contramão é totalmente errado.

Fique atento aos corredores. Infelizmente existem pessoas que utilizam a ciclovia ou a ciclofaixa para correr, e todo cuidado é pouco, pois podemos atropelar um deles e causar um problemão, não é mesmo?

Respeite o limite de velocidade. A maioria das ciclovias ou ciclofaixas tem o limite de 20km/h, então procure respeitá-lo. Evite acidentes!

Sempre dê passagem para o ciclista ultrapassar. É muito comum vermos duplas pedalando na ciclovia ou ciclofaixa, porque querem colocar o papo em dia, e muitas vezes isso atrapalha o outro ciclista que está vindo atrás. Sempre dê passagem. Evite criar problemas.

Utilize a buzina. Sempre que quiser ultrapassar alguém, utilize a buzina ou grite alguma coisa, dessa forma o ciclista que estiver à sua frente te dará passagem.

Não utilize a ciclovia ou ciclofaixa para treinar. Ali é um lugar para passeio, onde pessoas levam a família para pedalar, e consequentemente, há crianças pedalando também, portanto, se você tiver a fim de treinar, melhor usar os lugares ou ruas que são possíveis esse tipo de coisa. Lembre-se que o limite de velocidade numa ciclovia ou ciclofaixa é geralmente de 20km/h.

Respeite os semáforos e as sinalizações. Você sempre vai encontrar um semáforo ou uma faixa de pedestre em uma ciclovia ou ciclofaixa, portanto, fique atento e respeite a sinalização. Lembre-se que no meio de uma ciclovia ou ciclofaixa existe uma rua ou avenida, onde carros e pessoas circulam. Evite acidentes.

Eu acredito que com essas regrinhas básicas poderemos pedalar em ciclovias ou ciclofaixas com muita segurança e respeito.

Boas pedaladas!

Nenhum comentário: