quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Corredor na pista, cuidado!

 
Por mais que a gente avise para quem corre na ciclovia ou ciclofaixa, muitos não entendem o perigo que correm, nos xingam ou simplesmente nos ignoram. Por essa razão, nada pode ser feito a não ser conviver bem com eles em nosso caminho, mas para isso existem quatro regrinhas básicas para os corredores, a fim de evitarmos acidentes.
 
1) Corra sempre na contramão da ciclovia ou ciclofaixa. Desta forma você tem uma visão melhor de quem está se aproximando e desviar-se ou sair da pista, se necessário. Ficar de costas para o ciclista só facilita a possibilidade de um atropelamento, porque você pode se assustar ao perceber que tem alguém atrás e não saber por onde sair (para esquerda ou para direita?), correndo o risco de ser atropelado. E se tiver na ciclofaixa, dependendo do lado que você estiver, pode até ser atropelado por um carro. Aos domingos tem muito motorista se achando piloto de corrida, não respeitam limite de velocidade, semáforos e faixas de pedestres.
 
2) Evite aparelhos sonoros. Os ciclistas usam buzinas ou gritam para avisar que estão se aproximando, e ouvindo música, dependendo do volume do som, você pode não ouvi-lo. Fique atento.
 
3) Se precisar parar de correr, saia da pista. Um ciclista não sabe quais são suas intenções, portanto, se precisar parar para descansar, o melhor a fazer é sair da pista, pois, mais uma vez, você pode ser atropelado.
 
4) Fique atento nos cruzamentos. Pare, olhe, certifique-se que não vem nenhum ciclista e depois continue. Em alguns trechos existem semáforos e até faixa de pedestres, outros não, e nem todo ciclista para nos cruzamentos ou na faixa. Todo cuidado é pouco.
 
Seguindo essas regras básicas, a convivência entre ciclistas e corredores pode ficar bem tranquila e todo mundo fica feliz fazendo o que gosta: correr e pedalar.
 
OBS: Todas as regras acima citadas também valem para quem caminha na ciclovia ou ciclofaixa.
 
Boas pedaladas!

Nenhum comentário: