sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Um balanço ciclístico de 2013


2013 foi um ano que já começou com uma bomba: Lance Armstrong confessa que se dopou para vencer sete vezes o Tour de France, e isso abalou profundamente o mundo do ciclismo internacional. Eu não deixei de ser fã dele, mas muitas pessoas o condenam até hoje.

Talvez isso tenha sido abafado pela vitória do quarentão Chris Horner, mostrando ao mundo que não importa a idade para vencer uma competição como a Volta da Espanha, uma das três principais competições ciclísticas mundiais.

Mas tirando as competições internacionais, tivemos um ano muito bom para quem curte pedalar apenas por prazer, principalmente aqui em São Paulo.

A ciclovia da avenida Faria Lima foi ampliada, e hoje é possível pedalar por toda extensão da avenida e ainda chegar ao parque Villa Lobos em segurança. E finalmente, o projeto da ciclovia na avenida Eliseu de Almeida saiu do papel, e está sendo implantada, o que facilitará muito a circulação de bicicletas na região. Sem mencionar a ampliação da ciclofaixa de lazer, que hoje é possível trafegar pela avenida Paulista, a avenida mais importante da cidade.

Também ganhamos um novo sistema de aluguel de bicicletas, o CicloSampa. Nós já tínhamos o Bike Sampa. Então agora você não tem mais desculpas para não pedalar na cidade...hehehe.

E um projeto que previa o emplacamento de bicicletas em São Paulo, graças ao bom Deus, não foi aprovado.

Claro que nem tudo foram flores em 2013. A ciclovia do Rio Pinheiros teve parte interditada devido à construção do monotrilho, e acredito que atrapalhou a vida de muita gente, sejam eles ciclistas profissionais, amadores ou apenas aquelas pessoas que usam a magrela para pedalar. Pior disso tudo é que essa interdição vai durar 2 anos!

E também tivemos algumas mortes de ciclistas em 2013, afinal, o trânsito do Brasil continua caótico. Muito ainda precisa ser feito.

Mas o ano foi muito bom para os ciclistas e espero que 2014 os projetos que ainda estão no papel se tornem realidade, afinal, apesar da falta de estrutura nas cidades do Brasil hoje em dia, ainda vimos muitos pedalantes por ai.

Feliz 2014... com muitas pedaladas!

Nenhum comentário: