segunda-feira, 8 de julho de 2013

Pedalando em segurança no trânsito!


Nunca é demais tocar nesse assunto, então lá vão mais dicas de como pedalar com segurança no trânsito ou em qualquer outro lugar.

1. Jamais pedale colado à guia. Desta forma o carro reduz a velocidade e desvia para a outra faixa, caso o motorista queira te ultrapassar.
2. Jamais fique ao lado de outro veículo no semáforo, e sim à frente dele.
3. Quanto você estiver que atravessar um cruzamento ou uma esquina, atenção redobrada. Muitos acidentes acontecem nesses momentos.
4. Não fique olhando para trás o tempo todo, somente para verificar se vem um veículo atrás ao cruzar um esquina ou um cruzamento, ou até mesmo trocar de pista à esquerda.
5. Sempre que possível mantenha contato com os condutores para saber o que eles vão fazer. E se eles te der passagem, agradeça! Gentileza gera gentileza.
6. Sempre use suas mãos para sinalizar. O motorista também deve saber o que você pretende fazer.
7. Jamais ultrapasse um semáforo vermelho, espere o sinal ficar verde. Muitos acidentes também acontecem nessas situações. Nessas horas, paciência é tudo.
8. Fique sempre atento aos buracos, pedras soltas, bueiros, bocas de lobo, valetas e outros obstáculos. Para cair num desses obstáculos é facinho.
9. Mantenha sempre os refletores de sua magrela limpos e bem posicionados.
10. Mantenha-se sempre em linha reta possível.
11. Cuidado com portas de veículos que estão estacionados, essas portas podem abrir a qualquer momento e...
12. Fique sempre atento aos pedestres e animais que circulam nas calçadas, muitos resolvem atravessar a rua sem pensar e você pode se chocar com um deles. Nessas horas o uso da buzina é essencial.
13. Evite costurar os veículos e fazer movimentos bruscos.
14. Ao virar à esquerda, atenção redobrada e sinalize.
15. JAMAIS pedale na contramão. A bicicleta é considerada veículo e deve respeitar as leis de trânsito. Ao se chocar em um veículo na contramão, o impacto da velocidade do veículo e da bicicleta é somada. Sem contar que, para quem está dirigindo, o motorista não tem noção se a bicicleta está em movimento ou não.
16. JAMAIS pedale nas calçadas. Calçada foi feita para pedestres, e você pode atropelar alguém. Se for usar a calçada, desmonte da bike e empurre-a.
17. Sempre pare na faixa de pedestres. Espere o outro atravessar a faixa e prossiga. As leis de trânsito valem para quem pedala.
18. Antes de sair pedalando com a sua magrela, verifique se sua bicicleta está em ordem. Um peça solta pode ser fatal.
19. Antes de pedalar, faça alongamentos. Ajuda a evitar câimbras ou outras dores pelo corpo.
20. Esteja sempre bem visível. Use roupas claras, bem chamativas e refletivas.
21. Mantenha-se sempre hidratado.
22. Se possível, evite grandes avenidas, pois nelas o fluxo de carros, caminhões e ônibus é bem maior.
23. Sempre tenha com você uma identidade, e se possível um cartão contendo seu tipo sanguíneo e telefone de contato de pessoas conhecidas. Caso aconteça um acidente...
24. USE SEMPRE O CAPACETE. Mesmo que você tenha que ir até a esquina da tua casa... acidentes não avisam quando irão acontecer.
25. DIVIRTA-SE! Pedalar é o melhor remédio para tristeza.

Boas pedalas.

Nenhum comentário: