segunda-feira, 24 de junho de 2013

Correndo atrás: a tua relação com a comida. - parte 2


Eu sempre digo que algumas pessoas são privilegiadas, podem comer de tudo e não engordam, muitas vezes até emagrecem, o que é não é o meu caso. (risos)

Calma, calma... não estou dizendo que pessoas acima do peso, gordas ou obesas são amaldiçoadas, mas é só uma forma de dizer que as “magras que comem de tudo” são sortudas... ou nem tanto. Acredito até que essas pessoas magras têm problemas para absorver nutrientes, problemas com anemia e outras doenças relacionadas com a magreza, então todos temos que ter uma boa relação com a comida, principalmente, nós, os gordinhos, já que muitas vezes até pensar em comida já nos faz engordar... (risos).

Depois que resolvi tomar a atitude de mudar meus hábitos alimentares a fim de eliminar peso e ter uma vida melhor e saudável, afinal eu estou perto dos 40 anos, comecei a perceber como me relaciono com a comida. A primeira coisa que notei foi o que me faz bem e o que me faz mal, e a segunda parte é a mais importante, porque é ai que você percebe o que pode ou não pode comer.

Alguns alimentos me fazem mal, como azia, gases, o intestino fica preso demais ou solto demais, afeta o sono, o humor, etc. Foi pensando assim que resolvi cortar algumas coisas do meu cardápio, como doces, leite, frituras, e alguns legumes (infelizmente brócolis não me faz bem). Vejam bem, não eliminei, apenas evito comer certos alimentos para não me fazer mal depois, e em consequência disso, eu como de tudo, só não exagero.

Outra coisa é que depois das 7 horas da noite eu não janto, mas como alguma coisa para não ficar com o estômago vazio e acordar no meio da noite morrendo de fome. Optei por um copo de iogurte, uma fruta ou uma sopa (dessas que a gente compra pronta, não passam de 150 calorias).

A intenção não é eliminar tais alimentos porque eles têm mais calorias ou porque engordam, a intenção é observar o meu corpo em relação à comida. Claro que para eliminar peso, eu cortei várias coisas em quase 90%, e, além disso, pratico atividade física a fim de acelerar o metabolismo. E olha que durante esses oito anos eu sempre pratiquei atividade física, e se eu não tivesse feito isso, teria engordado muito mais, a ponto, talvez, de entrar em cirurgia.

Até o presente momento, essa estratégica tem dado certo. Desde que comecei o “Correndo atrás” há seis meses eu já eliminei 5 quilos comendo de tudo. Tudo mesmo. Eu como pizza, hamburger, coxinha, esfiha... apenas não como mais como antes, e nem na quantidade de antigamente. Procuro me alimentar a cada 3 horas. Só falta uma coisa para eu começar a fazer mais, pois faço muito pouco: beber mais água. Muitas vezes o que teu corpo sente é sede, e a gente acha que é fome, e ai come, come, come... mas jamais substitua a água por um alimento. Infelizmente vejo muita gente enchendo a pança de água para ter que comer pouco depois, mas vai chegar um momento que o estômago vai começar enviar informações para o cérebro que está com fome, e ai você vai comer tudo de uma vez, ingerindo uma gama muita alta de calorias e alimentos sem os nutrientes necessários e engordar do mesmo jeito.


Não faça da comida a tua melhor amiga, faça dela a tua aliada. Repare em quais alimentos te fazem mal, e evite-os. Não os elimine, apenas reduza a quantidade e as vezes que você o come por dia. Tenho certeza que você vai se sentir melhor... até o seu paladar muda, e (pasmem!) até o teu olfato muda quando você muda teus hábitos alimentares.

Nenhum comentário: