quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Correndo atrás: a tua relação com a comida.



A comida basicamente está associada a duas situações. A primeira delas é com as comemorações de forma geral. Toda vez que vamos celebrar alguma coisa, a comida está muito bem envolvida, seja em casamentos, festas de aniversários, promoção no emprego, uma vitória, ou o nascimento de um filho, a comida sempre vai estar presente para comemorar com você, o problema está quando a comemoração não para somente no evento em si e se torna a sua melhor companheira, tornando-se ai a segunda situação. A comida está relacionada com as nossas emoções, e mais precisamente com a solidão. Quando estamos nos sentindo sós, temos a tendência de comer mais, achando que comer pode saciar (ou preencher) sua solidão. Talvez essa associação pode ser feita com as celebrações, afinal, quando comemoramos algo, não comemoramos sozinho, sempre convidamos alguém para celebrar nossas conquistas juntos, e quando isso não acontece, a comida se torna sua melhor (ou pior) companheira.
Claro que em se tratando de solidão, nem sempre a comida é sua companheira, algumas pessoas recorrem a outros métodos, nem sempre saudáveis, como drogas, bebidas, sexo, autoflagelação etc. Mas hoje eu quero falar especificamente de comida como causa de muitos problemas relacionamentos a depressão ou ansiedade.
Então, se você está enfrentando problemas com a balança como eu estou, repense a tua relação com a comida. Muitas vezes nem percebemos que comemos para não nos sentirmos solitários, e reconhecer o quanto a nossa autoestima está tão baixa.
Pense numa estratégia para mudar o rumo da tua vida, como por exemplo, que tipo de comida é mais saudável para mim? Aonde eu quero chegar comendo tanto? Por que como tanto? A partir daí comece a elaborar um plano para eliminar peso e ser mais feliz com você mesma, nem que seja para comemorar tua vitória sozinha!

Nenhum comentário: