segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Não seguindo os próprios conselhos

Eu vivo escrevendo aqui que pedalar na contramão é perigoso, mas às vezes algumas situações são necessárias, como cortar caminho e até mesmo fugir de algum ladrão. Só que eu fui imprudente ontem quando eu voltava de um pedal para comemorar o dia dos pais.

Tem uma avenida de mão-dupla que dá entrada para minha casa, e ainda é uma descida, e como carros, motos e ônibus passam rasgando em alta velocidade por ela, resolvi ir pela contramão bem devagar, a fim de prestar bastante a atenção nos veículos, que neste caso, estavam subindo a avenida. Chegando perto de casa, tem uma rua sem saída, mas o movimento de entra-e-sai de carros é bem alto, e ai resolvi diminuir ainda mais a velocidade da bike a fim de ser vista, mas o cara que estava na rua não me viu. Claro, ele, como motorista, estava olhando na direção certa a fim de poder entrar na avenida na hora certa, e ele acabou me acertando na perna esquerda. Como ambos estavam em baixa velocidade, eu nem cheguei a cair, e nem senti dor, só senti a pancada na perna. O cara saiu do carro desesperado me pedindo milhões de desculpas, e eu disse: "não, eu que tenho que pedir desculpas, eu estou errada, eu estou na contramão." Quase comecei a chorar ali de susto, e ele mais assustado ainda. Ele insistiu em saber se eu estava bem e eu estava muito bem. Pedi desculpas de novo e fui embora.

Toda vez que penso em usar uma rua na contramão, eu tento manter uma velocidade mais reduzida e fico mais próxima à calçada, ou caso contrário, eu pedalo mesmo na calçada, também procurando manter a velocidade baixa e prestando muito a atenção nos pedestres e veículos que possam estar saindo da garagem. Não recomendo isso, eu sei. Principamente para pessoas que estão aprendendo a pedalar, mas ontem aconteceu isso e, agora eu fico pensando qual caminho fazer para chegar à minha casa, a fim de evitar trafegar nessa avenida, e menos ainda na contramão, e claro, evitar essa situação novamente.

Escrevi isto para que você que insiste em pedalar na contramão, principalmente sem o capacete, tome mais cuidado, os motoristas não estão esperando por um veículo no sentido contrário. Imagine se eu e o motorista estivessem em alta velocidade? Acho que eu não teria como escrever este post.

Boas pedaladas!

Um comentário:

Felipe Astrólogo disse...

Enquanto não houver ciclovias decentes na cidade, teremos que pedalar na contramão e em calçadas largas. Não dá pra se arriscar numa avenida onde ônibus e carros passam rente a sarjeta.