terça-feira, 31 de julho de 2012

Esqueeeeeeeeeeeerda, volver!

Sabe quando você está pedalando tranquilo e percebe que um pelotão de ciclistas está se aproximando de você? Se ouvir alguém gritar "ESQUEEEEEEEEEEEEEEERDA!", fique tranquilo e não se mexa... (risos), melhor, continue se mexendo, mas não faça nenhum movimento brusco que possa atrapalhar a ultrapassagem do pelotão. Gritar "esquerda" significa que eles estão te avisando que vão te ultrapassar pela esquerda e você deve se manter onde está. Claro que gritar "direita" também vale.

Avisar que vai ultrapassar um ciclista é válido dentro ou fora do pelotão. Muitos ciclistas, inclusive eu, não usam retrovisor e não sabem quando outro ciclista está por perto. O aviso é para que você fique atento e não vire a bike para esquerda ou direta causando um impacto com o ciclista que está vindo e causar um acidente, grave ou não. Alguns ciclistas "invocadinhos" pode partir para cima de você, aí todo cuidado é pouco.

Então, quando você estiver pedalando na rua, ciclovia, ciclofaixa, em grupo ou sozinho, tenha em mente avisar por qual lado irá ultrapassar seu colega. Ou use uma buzina! Mas lembre-se: pelotão de ciclistas não usa buzina... (risos)

Boas pedaladas!

Nenhum comentário: