quinta-feira, 15 de março de 2012

Pedalando na contramão das leis...

Terça-feira passada eu estava conversando com uma de minhas alunas, e ela me disse que sempre achou que era correto o ciclista pedalar na contramão. Aproveitei a ocasião e dei uma boa aula para ela, e que não custa nada repetir esse assunto por aqui.

1) A bicicleta é considerada um veículo movido a propulsão humana, e pelo fato de ser veículo, ele deve respeitar as leis de trânsito, ou seja, trafegar na mão do carros, motos, ônibus e caminhões, nunca pela contramão.

2) Agora imagine a cena: você está dirigindo seu carro tranquilamente e no seu trajeto você precisa fazer uma conversão à direita (ou à esquerda, não importa), você, por acaso, está imaginando que nesse momento outro veículo está vindo na contramão? É claro que não! Numa situação como essa, o motorista não tem reflexo suficiente para não atropelar o ciclista, e o ciclista não tem reflexo suficiente para se desviar do carro. Já pensou no estrago que isso pode causar? E detalhe: nessa ocasião quem está errado é o ciclista, portanto, se o motorista quiser pedir o ressarcimento de todos os prejuízos ao ciclista, ele poderá fazê-lo sem o contestamento do ciclista que estava pedalando de forma incorreta.

3) O impacto entre os dois veículos, carro e bicicleta, é somado numa situação como essa, ou seja, se o carro estiver a 40km/h e a bicicleta a 20km/h, o impacto dos dois será de 60km/h. Quem é que vai se machucar mais com isso? O ciclista, óbvio.

Portanto, ciclistas novatos ou não, pedalem sempre na mão correta do trânsito, evitem as calçadas e usem sempre o capacete.

Quem está colocando a sua vida em risco no trânsito, é você mesmo!

Boas pedaladas!

Nenhum comentário: