terça-feira, 6 de março de 2012

O preconceito está na mente das pessoas.


Toda vez que eu falo para alguém que eu pedalo pela São Paulo eu sempre ouço a mesma coisa: “nossa, não é perigoso, não?”, “não sei como você tem coragem!”, “você não tem medo, não?”

Eu não consigo entender como alguém pode pensar que andar de bicicleta é perigoso, aliás, o que não é perigoso no trânsito de São Paulo?

Até para caminhar pela cidade é perigoso, afinal, as pessoas não utilizam a faixa de pedestres e nem a passarela, e ainda vem me dizer que pedalar em São Paulo é perigoso?

Se avaliarmos friamente, perigoso mesmo é viver. Quantas vezes você viu uma notícia na TV que um caminhão, carro ou ônibus perdeu o controle e invadiu uma residência matando as pessoas que lá dentro estavam? Ou seja, não estamos seguros nem dentro de casa!

Acho que tudo isso não passa de pessoas mal informadas, ou até mesmo preconceituosas, porque já ouvi gente falar que todo ciclista é folgado.

Alguns ciclistas são mal informados, mas não folgado. Muitos nem conhecem as leis de trânsito que nos favorecem, outros conhecem, mas mesmo assim resolvem burlar a lei, o que dá a ideia, para quem não pedala, que nós somos folgados. Infelizmente esse tipo de coisa acontece, e não é à toa que eu criei este blog. Foi para alertar os ciclistas de nossos deveres e obrigações para com o trânsito de nossas cidades, e ajudar, quem não pedala, a entender o nosso mundo, como cidadãos.

Mas veja bem, nem todo ciclista é assim, da mesma forma que nem todo motorista é assassino!

O que as pessoas não entendem que é muito mais fácil falar sobre aquilo que vê, do que realmente se informar do que se trata. Eu jamais vou falar que jogar tênis é um esporte ruim, porque eu nunca joguei tênis na minha vida. Nem posso opinar sobre os benefícios do esporte, porque eu não faço ideia de como são.

É a mesma coisa quando alguém diz que odeia jaca sendo que nunca comeu jaca. Não é estranho isso?

Pedalar é perigoso? Perigosa é a sua mente vazia de informação, que fala o que vê e não o que sabe.

Nós, ciclistas, só queremos que todos (pedestres, motoristas e motociclistas) saibam que nós somos parte do trânsito, e que uma bicicleta é considerada veículo, e mais ainda, que pedalar não é perigoso, e até faz muito bem para o corpo e a mente da pessoa.

Nós não somos preconceituosos, porque pedalar é para todas as idades, sexos, cores, o que for...

Pedalar é viver!

Pense nisto!

Boas pedaladas.

Nenhum comentário: