domingo, 4 de março de 2012

Estamos de luto, de novo.


Na última sexta, quando publiquei mais um capítulo da série “Como pedalar no trânsito?”, alguns minutos depois eu seria surpreendia por uma notícia que iria de encontro com o post desse dia: mais uma ciclista foi atropelada por um ônibus na Avenida Paulista em São Paulo.

Já tem alguns anos que eu escrevo aqui para ajudar ciclistas iniciantes, ou até mesmo, os experientes, de como pedalar no trânsito em segurança, a fim de evitarmos acidentes e mortes, e infelizmente, tivemos uma fatalidade que nos fez relembrar a morte de Márcia do Prado em 2009. Por coincidência ou não, também ocorrida no começo de um ano.

E não foi somente o caso de Juliana Dias, a ciclista morta na Avenida Paulista, mas no mesmo dia, tivemos mais dois casos de ciclistas atropelados por veículos de grande porte, como ônibus e carreta.

Essas coisas nos entristecem muito, mas não temos muito que fazer, porque essas vidas já se foram, e não irão mais pedalar conosco, mas acho que se cada um fizer a sua parte, podemos mudar alguma coisa por aqui.

Se cada um de nós enviar um e-mail reclamando de nossas condições em São Paulo, podemos ter algum resultado, afinal o mesmo foi feito com o pessoal do metrô de São Paulo quando reclamamos sobre o uso das escadarias e conseguimos, após muitas reclamações, a usar as escadas rolantes para subir com a nossa magrela.


Ou se preferir, escreva para:

Secretaria de Estado dos Transportes
Aos cuidados da Ouvidoria
Rua Iaiá 126, 12ºandar, São Paulo - SP
CEP 04542-906

Muitas coisas continuam acontecendo em nosso país, porque não fazemos nada a respeito, ficamos assistindo passivamente nossos políticos fazerem o que querem conosco. Mas está na hora disso mudar. Ajude-nos a ter mais ciclovias, mais ciclofaixas e mais ciclorrotas.

Se você não é de São Paulo, faça o mesmo procurando a Secretaria de Transportes de sua cidade.

Não vamos mais deixar que acidentes como este com a Juliana Dias se repita e ainda fique impune.


Nenhum comentário: