quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Regras de conduta nas calçadas?

Às vezes eu fico pensando se não seria uma boa ideia ter regras de conduta ao caminhar pelas calçadas. Tem gente que anda de qualquer jeito não olhando nem para onde está indo, menos ainda para quem está perto dela.

Eu trabalho a 10 minutos da minha casa, portanto, eu vou caminhando, porque ir de bicicleta, seria até ridículo...hehehehe, e vira e mexe, eu encontro os seguintes tipos de pedestres:

1) aquele que caminha achando que está na praia, sem noção de tempo e velocidade; eles caminham tão devagar que até uma tartaruga venceria uma competição com eles.

2) pedestres que andam em fila, mas um do lado do outro, não deixando espaço para mais ninguém, acham que a calçada é só deles, e ponto final.

3) o apressadinho ou a apressadinha, anda tão rápido, que se houver um buraco na calçada, ele ou ela tropeça e levanta numa rapidez de dar inveja ao The Flash. Andam em zigue-zague e até esbarram em algumas pessoas, mas não pedem desculpas, é como se tivessem num labirinto e querem encontrar a saída o quanto antes, ou melhor, antes de todo o resto que também caminha pela calçada.

4) o distraído, também na sua versão feminina, a distraída; pensam tanto na vida que esquecem que tem que olhar para os dois lados antes de atravessar a rua, ou esbarram em todos a sua volta, nem se dão conta que estão caminhando na calçada correndo o risco de até serem assaltados.

5) os high-tec, os piores, não sabem se caminham ou se falam no celular, se digitam mensagens, etc; eles vivem em outro mundo, não no meu. Ah... e quando falam ao celular, eles não falam, gritam, e você ainda tem que prestar atenção à conversa deles por obrigação.

6) os funkeiros, os piores dos piores, caminham ouvindo funk achando que todo mundo que passam por eles gostam do que eles ouvem. GZUIS... chuta que é macumba!

Sem contar que em dia de chuva você ainda pode correr o risco de ter seu olho atingido pelos guarda-chuvas que circulam com esses pedestres, que aliás, é uma competição de quem acerta mais quem, que dá pena.

Não, eu acho que regras de conduta não irão dar certo, se eles não respeitam nem as faixas de pedestres que estão ali paradinhas só para eles, até parece que vão respeitar as outras pessoas que também utilizam a calçada, seria capaz até de sair briga:

- Pô meu, você não avisou que iria virar a direita. Você se esbarrou em mim, car********.
- Cara, vai se f*********
- Vai você!
saca uma arma, e... preciso contar o resto?

Apenas seria conveniente as pessoas prestarem mais atenção umas às outras, afinal, nas calçadas existem idosos, cadeirantes, deficientes, pessoas com perna ou braço quebrado, etc.

Respeito é bom, e nós gostamos.

Boas caminhadas!

Nenhum comentário: