quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Eu faço aquilo que eu sei fazer

A vida é muito engraçada. Ontem escrevi sobre pessoas que fazem as coisas porque observam outras pessoas fazendo ou porque ouviu dizer em algum lugar que tal coisa se faz assim ou assado e, não é que ontem mesmo vi uma cena bem típica do “não faz o que eu falo, mas faça o que eu faço”?

Eu moro num bairro que é bem movimentado, e ainda perto do centro do bairro, ou seja, com muitos bancos, escolas, padarias, comércio em geral, então por aqui o trânsito é bem carregado, e até perigoso.

Bem na esquina da minha rua tem um cruzamento, um tanto quanto esquisito, mas nada mal feito, só que bem na esquina tem um semáforo, ou seja, faixa de pedestre.

Eu estava subindo a minha rua quando eu vi dois ciclistas. Um deles estava todo equipado, usando capacete e luvas, o outro estava sem capacete e sem luvas.

O que estava todo equipado parou no semáforo da esquina bem antes da faixa, já o outro, simplesmente ignorou o semáforo no vermelho, faixa de pedestres, carros e pessoas circulando, e simplesmente seguiu em frente.

Uma pena que essas coisas acontecem exatamente quando eu estou sem uma câmera na mão. Nhá.

O ciclista que ultrapassou o semáforo vermelho, ainda foi pra cima da outra faixa de pedestres para atravessar o cruzamento, usando-a mesmo com pessoas ali fazendo a mesma coisa que ele. Triste.

Não estou sendo preconceituosa só porque o cara não estava equipado, mas no mínimo fico chateada porque eu, e outros tantos ciclistas que existem por aí, fazemos um trabalho de conscientização do uso da bicicleta no trânsito, e do nada, vem um cara como esse e estraga tudo!

Infelizmente, muitos ciclistas como citado acima, não lêem o que acontece no mundo por simplesmente não ter acesso a revistas, jornais e internet, afinal isso custa dinheiro, e quem mal tem uma bike para se locomover, não está interessado em gastar o dindin de cada dia para saber como funcionam as coisas, elas pegam a bike e pronto.

Outra questão é a ignorância mesmo, falta de vontade. Fazem o que sabem, e ainda acham que fazem tudo certo, até, infelizmente sofrer um acidente ou morrer atropelado.

Esportista ou não, se você pedala, tem que obedecer aos semáforos e a faixa de pedestres, ok?

Boas pedaladas.

Um comentário:

Marcos Bueno disse...

Bom dia, se tem uma coisa que eu sempre pego no pé com os ciclistas, é o fato de seguirem a legislação de trânsito e o uso de equipamentos de segurança.
Procuro sempre orientar de forma educada sobre isso. Claro alguns não dão a mínima atenção, mas muitos sempre me ouvem com atenção e dizem que nem imaginavam disso, que era como você escreveu "subir na bike e pronto".
Mas acredito que muito está mudando, que a bicicleta está com muita visibilidade ultimamente, e só educaremos dando exemplo. É muito importante as pessoas ligadas a bike, ciclistas, cicloativistas, blogueiros sempre intercalarem informações como estas em seus sites e blogs, pois a informação é fator primordial para essa melhoria, além do velho boca-a-boca.