terça-feira, 1 de novembro de 2011

Dicas para quem quer ensinar alguém a pedalar.


Dicas para quem quer ensinar alguém a pedalar.

Tenho praticamente certeza que você conhece alguém ou tem alguém na família que não sabe pedalar, e essa pessoa se sente frustrado(a), e você mais ainda por não saber como ajudar.

Por isso, abaixo eu dou umas dicas simples de como ensinar seu(sua) amigo(a) a pedalar.

1) Escolha um lugar tranqüilo, sem muitas pessoas por perto.
Dê preferência por algum parque, mas jamais vá em horários os quais há várias pessoas caminhando, correndo, pedalando, jogando bola, etc. Desta forma, ele ou ela se sentirá menos seguro ainda para dar as primeiras pedaladas. Se possível vá durante a semana, ou acorde bem cedo e vá aos finais de semana a algum parque. Não ensine na rua, e nem na ciclofaixa. Deixa a ciclofaixa para quando a pessoa já souber a pedalar, exatamente pelos mesmos motivos de um parque lotado de gente: a ciclofaixa, mais ou menos depois das 8 horas da manhã, fica intrafegável.

2) Se a pessoa quiser comprar uma bike, vá com ele(a) à uma loja para orientá-lo(a) para uma melhor compra.
Uma pessoa que não sabe pedalar, provavelmente, também não sabe escolher uma bicicleta para dar as primeiras pedaladas. E orientá-lo(a) nesse momento é o melhor caminho.

3) Antes de iniciar a aula prática, dê uma aula teórica.
Ensine tudo sobre a bike: freios, câmbios traseiros e dianteiros, marchas e como trocá-las, nome das peças da bike etc.
Pode até parecer bobagem, mas essas informações são muito importantes para um iniciante. Desta forma ele conhece melhor como toda a parafernália de uma bicicleta funciona.

4) Iniciando a aula prática.
O melhor nessa ocasião é manter o selim baixo, para que o(a) iniciante se sinta seguro(a) e poder colocar os pés no chão ao frear.
Peça para o(a) aluno(a) não se preocupar tanto com as trocas de marchas, o mais importante, neste momento, é se manter equilibrado numa magrela.
Explique que para frear, o melhor é usar o freio traseiro, que fica do lado direito do guidão da bike.
Pergunte a ele(a) com qual perna gostaria de dar o primeiro impulso. Eu acho isso importante, porque cada um fará do jeito que achar melhor, e não copiar o que eu faço.
Explique como fazer o primeiro impulso e coloque-o(a) em cima da bicicleta.
Neste momento, é muito importante que você fique ao lado do(a) aluno(a) o tempo todo, segurando no selim, na parte de trás. Desta forma você manterá o equilíbrio da bike e ele(a) se sentirá mais seguro.
O único inconveniente é ter preparo físico para correr ao lado da bike enquanto ele(a) pedala. Aja fôlego!
Nada de usar rodinhas! Ao tirar as rodinhas, ele(a) poderá voltar a estaca zero e ficar com medo de pedalar sem elas.

5) Ensinando outras manobras.
Quando ele(a) já estiver pedalando sem precisar de você segurando o selim da bike, inicie aos poucos o ensino de outras manobras, tais como, fazer curvas, pegar descida, pegar uma subida, trocar as marchas, e por aí vai.

O mais importante é não forçar o(a) aluno(a). Deixe que ele(a) se sinta à vontade para fazer o que terá que ser feito.

Mas detalhe: quando for soltar o selim para ver se ele(a) já consegue se equilibrar na bike, não avise, senão ele(a) vai se assustar e poderá levar um tombo, apenas se mantenha correndo ao lado da bike para que ele(a) sinta que está tudo bem. E quando ele(a) parar, avise-o(a) que ele(a) conseguiu!

Para quem vai ensinar: tenha muita paciência e não se irrite nunca. Lembre-se que você também já passou por isso, e o resultado será surpreendente!

Como tudo na vida leva tempo para aprender alguma coisa, ensinar e aprender a pedalar também vai levar tempo. Tudo é uma questão de dedicação e vontade.

Boas pedaladas!

Nenhum comentário: