quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Como pedalar no trânsito?: Colisões (9)


Olhando na imagem acima você percebe que o ciclista simplesmente está desviando dos carros que estão estacionados. Esse tipo de situação é muito perigosa, porque além de colocar a sua própria vida em risco, o ciclista ainda atrapalha os motoristas e motociclistas, que por ventura, podem estar bem atrás de você.

O que é recomendado é andar em linha reta próximo aos carros estacionados (mas não tão próximos assim) e manter a atenção redobrada caso algum desses carros estacionados abrir a porta, e você acabar se colidindo e causando um dano ainda maior, tanto para você ciclista, quanto para o dono do carro estacionado.

Não recomendo pedalar pela calçada. Lembre-se que a calçada foi feita para pedestres, e ali só se for empurrando a bike, caso contrário, procure uma outra alternativa para continuar pedalando e chegar ao seu destino.

Outra opção, e a mais correta, é sinalizar com as mãos que você irá se desviar de algum carro ou de algum buraco na rua, assim o motorista que está vindo atrás de você pode se preparar antes que possa se chocar em você. Isso também vale, claro, se você estiver pedalando com outros ciclistas. Sempre sinalize com as mãos, e se possível, grite para avisar que há buraco no meio do caminho.

E claro, sempre verifique se vem algum veículo atrás de você antes de fazer qualquer desvio, e mantenha sempre em linha reta. Já pensou se todos os veículos ficassem fazendo esse zigue-zague no trânsito? Pense nisso!

Boas pedaladas!

Nenhum comentário: