segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Como pedalar no trânsito?: Colisões (10)


Já falei sobre isso aqui várias vezes, mas acho que não custa nada falar de novo. 

Ciclista, jamais pedale na contramão.

Todo motorista que está trafegando em sua mão sempre espera que os outros veículos também estejam fazendo a mesma coisa, caso contrário, é acidente na certa se o reflexo do motorista não for muito rápido. Pensem, ciclistas, que nas ruas também existem motoristas bêbados, infelizmente, mas existem, e você não precisa ser um exímio conhecedor de bêbados para saber que quem bebe demais, os reflexos se tornam mais lentos.

Uma das coisas que acontecem nessa situação é que o motorista não tem muita noção se você está indo ou vindo se você estiver numa distância muito longe dele, do motorista.

Outra é que se houver um impacto, o resultado desse impacto entre ciclista e motorista será somada, ou seja, se você estiver a 10km/h e o carro a 90km/h, o resultado do impacto será de 100km/h. Consegue imaginar o que poderia acontecer com você? Agora imagine, também, se esse veículo for de grande porte?

Outro lembrete é que uma bike pesa em média 15kg e um carro varia de 500kg a 1 tonelada. Se você não morrer no impacto, provavelmente, terá sequelas para o resto de sua vida.

Agora reparem bem na imagem abaixo:

Nenhum motorista espera que venha um ciclista quando ele for fazer uma conversão à esquerda ou à direita, e aí a história é a mesma que eu acabei de escrever neste post.

Eu já vi essa cena várias vezes, e ainda bem que estavam em velocidades baixas e com reflexos bem rápidos de ambas as partes, mas aposto que aquelas cenas que eu não presenciei o pior, aconteceu o pior.

Não pedale na contramão, se for mesmo muito necessário, utilize a calçada, mas nesse momento preste muita atenção nos pedestres, ou desça da bike e empurre-a. Caso contrário, procure outra rota para chegar ao destino desejado.

Contrário do que muitos pensam, pedalar na contramão não ajuda você a ter uma visão melhor, pense que quem está dirigindo é que não tem um visão melhor de você. E o CBT diz que a bicicleta é um veículo movido a propulsão humana, portanto, deve obedecer as leis de trânsito: trafegar na mão correta.

Não coloque sua vida em risco, e menos ainda, não coloque a vida dos outros em risco.

Pedale certo, pedale na mesma mão que os carros, motos, ônibus etc.
Boas pedaladas!

Nenhum comentário: