sábado, 29 de outubro de 2011

Como pedalar no trânsito?: Colisões (8)


Imagine a situação:
O motorista está trafegando pela rua (bom, pela calçada que não vai ser, né?...dãããã) e não consegue ver no escuro até se deparar com um ciclista.
Outros fatores também contam numa situação como essa, por exemplo, o motorista estar distraído, neblina, chuva, ou outros veículos vindo na direção contrária. A velocidade também faz a diferença, já que o motorista começa a freiar somente depois que vê o ciclista; desta forma o motorista poderá ver o ciclista no último instante e não ser capaz de parar rapidamente.

Já pensou o que pode acontecer numa situação como essa? Será que nessa hora a culpa é do motorista?

Se você for pedalar durante à noite, por favor, use refletores, piscas, lanternas, roupas claras ou fluorescentes, ou aquele famoso X que os garis costumam usar. Desta forma você ficará visível para o motorista BEM antes que ele possa se aproximar de você. Mas isso não se aplica somente à noite, o ideal é usar esses acessórios no período da manhã e no final da tarde, já que o sol atrapalha a nossa visão nesses horários, até mesmo para você ciclista.

Esteja sempre atento em situações como essa, se necessário, saia da rua, vá para calçada, desmonte da bike e caminhe. Jamais coloque sua vida em risco!

Boas pedaladas!

Nenhum comentário: