domingo, 29 de maio de 2011

Afinal, o que é pé de vela?

Eu fiz uma brincadeira "linguística" com a peça pedivela que faz parte das bicicletas, afinal esse blog fala de ciclismo, mas não especificamente de bikes, mas de tudo um pouco sobre o assunto.

Mas para matar a sua dúvida, segue abaixo um texto retirado do site Wikipédia, explicando o que é um pedivela. E logo em seguida, algumas fotos para maior compreensão.

Pedivela é uma peça da bicicleta onde se encontra a coroa frontal. Existem dois tipos de pedivela: a que já vem acompanhada de coroa e a que não acompanha coroa. Possui vários tipos de tamanho, marcas e materiais.
Bicicletas normais possuem apenas uma coroa na frente, normalmente possui 40 dentes. Bicicletas BMX com marchas possuem três coroas na frente, 44, 32 e 22 dentes. Bicicletas de corrida, SPEED, possuem geralmente 52-38, chegando até possuir 58 dentes na catraca maior, direcionado para o público que pedala longas distâncias.
Você pode encontrar pedivelas feitas de aço, ferro, alumínio (vários tipos), titânio e carbono. Sendo o mais popular custando em média 25 reais e o mais caro do mercado até 1.300 reais (praticantes de downhill)




Boas Pedaladas!

Nenhum comentário: