terça-feira, 5 de abril de 2011

DEFENDENDO O USO DA RUA PARA PEDALAR

Bom, eu tomei a liberdade de copiar um comentário da leitora do blog Vá de Bike, pois ela disse tudo, quando o assunto é pedalar nas ruas, e NÃO calçada. Simplesmente perfeito!

"mas é muita falta de coragem pra um marmanjo! todos os dias eu pego a minha bicicleta, boto meu filho na garupa e vamos embora. mas não pela calçada, por que o pedestre, o cadeirante, o idoso, a mãe com um carrinho de bebê, a mãe com um carrinho de feira, a mãe com os dois filhos, o cara correndo, a moça levando o cachorro pra passear, todos eles já quase não têm calçada, e alguém ainda sugere que eu bote a minha bicicleta no meio de tudo isso? ou é piada ou o sujeito nunca anda na rua. amigo, um conselho: põe o seu pezinho numa calçada e depois me diz como seria se ainda por cima tivesse um ciclista lá. não dá, vc vai ver que não dá. e aí não vai ficar falando merda. as ruas serão mais seguras quando forem ocupadas. só assim. e não é só pra bicicleta que isso serve. por isso eu insisto, e engrosso o coro: temos que andar nas ruas.
1. por que é um direito nosso, previsto em lei;
2. por que é mais seguro;
3. o motorista tem mais visibilidade se estamos no meio da faixa, e não espremidos num canto;
4. não corremos o risco de ter o rosto ou o corpo arranhado por árvores ou arbustos;
5. temos uma margem de segurança em caso de motorista com instinto assassino que fecha ou tira fina;
6. não corremos o risco de atropelar um pedestre que eventualmente saia no meio fio pra desviar de buracos, árvores ou para dar passagem a outros pedestres;
7. não corremos o risco de bater o pedal na guia;
8. não corremos o risco de colocar a roda num bueiro, o que faria com que a bicicleta empinasse e nosso corpo seria jogado longe;
9. e principalmente, por respeito ao espaço do pedestre.
entende agora? vc nos deu um único motivo para não usar a rua ou a avenida. eu te dou 9 motivos para um ciclista não andar sobre a calçada. 10, se incluir o código de trânsito, mas eu não tenho certeza absoluta de que é proibido por lei um ciclista ocupar a calçada. mas eu acho que é, sim.
satisfeito?
o carro é seu. a rua, de todos.
e pra morrer, colega, basta estar vivo. já dizia minha avó. não é preciso ter tanto medo assim
."

escrito por Priscila Moreno

Leia o assunto polêmico aqui.
SEMPRE PEDALE NA RUA!!!

Boas pedaladas.

Nenhum comentário: