domingo, 25 de abril de 2010

Como pedalar no trânsito?: colisões (2)

Este tipo de colisão acontece quando o motorista está saindo da garagem ou estacionamento em direção à rua. Geralmente é causado pelo motorista, entretanto o ciclista pode contribuir pedalando em direção incorreta na calçada ou na rua, como o motorista não costuma olhar para direção oposta, esse tipo de colisão pode acontecer com facilidade.


Sendo atingido na rua por um veículo o qual está saindo da garagem.

Situação: O motorista está saindo da garagem e falha ao ver um ciclista pedalando em direção oposta (contra-mão) na rua. Isso acontece porque não é costume do motorista olhar o tráfego na direção oposta, e não ver o ciclista e atropelá-lo.

Como evitar: Não espere que motoristas irão vê-lo quando você estiver pedalando na direção oposta. Sempre pedale na mesma direção que os veículos.


Sendo atingido na calçada por um veículo o qual está saindo da garagem.

Situação: O motorista está saindo da garagem e falha ao ver um ciclista pedalando na direção oposta na calçada, porque o motorista está olhando os veículos vindo da direção correta.

Como evitar: NÃO PEDALE EM CALÇADAS! Não pedale no lado esquerdo da rua, mesmo que seja estrada, ciclovia ou acostamento, como motoristas não olham por veículos vindo da direção errada, acidentes como este podem acontecer facilmente.

Lembre-se: calçadas são feitas para pedestres! Portanto, se precisar usá-la, desmonte da bicicleta e empurre-a.

fonte: http://www.kenkifer.com/bikepages/traffic/car-bike.htm

Até a próxima.

Nenhum comentário: